terça-feira, 13 de março de 2007

  Falha no Digg

Essa é boa. Uma jornalista da revista Wired queria provar que existiam falhas no funcionamento do Digg. E conseguiu.

A matéria, intitulada “I Bought Votes on Digg” (“Eu comprei votos no Digg”), explica detalhadamente como Annalee Newitz, jornalista da Wired, conseguiu contratar uma empresa norte-americana para burlar o sistema de votos do Digg.

O Digg é um exemplo típico de site da Web 2.0, baseado na colaboração dos usuários. Cada usuário pode participar através do envio de links para postagens de blogs, notícias, sites ou qualquer outra página da Internet que seja interessante ou inusitado, e o resto da comunidade participa dando um voto positivo ou negativo ao material enviado. Os materiais mais votados adquirem popularidade de forma astronômica, pois, à medida que recebem mais votos, recebem maior visibilidade, o que leva a uma maior quantidade de votos, num círculo vicioso que só não permanece por mais tempo porque outras novidades podem surgir, e as pessoas seguem a onda e passam a votar na novidade seguinte. Aliás, o verbo to digg, em inglês, significa cavar, ir a fundo, o que tem tudo a ver com a forma de funcionamento do site.

O que a jornalista da Wired fez foi contratar um serviço pago para alavancar a popularidade de uma página intencionalmente criada para testar as falhas do sistema do Digg. Para isso, Newitz criou um blog fraco e sem muito propósito, reunindo fotos de multidões coletadas aleatoriamente no Flickr, mas sem que houvesse muita lógica na escolha das imagens. De uma página totalmente desconhecida no ciberespaço, o blog se transformou em um grande fenômeno no Digg. Para tanto, Newitz teve de desembolsar U$20 para o serviço, mas um adicional de U$1 por voto. Além dos votos pagos, o blog recebeu inúmeros votos de pessoas que seguiram a onda e também deram um ponto positivo à página. Mas não tardou muito para as pessoas percebessem que o blog não tinha razão nenhuma para estar no topo da página, e ele acabou caindo.

A maluquice serviu para provar que o Digg apresenta falhas, mesmo que a empresa insista em dizer que o sistema é praticamente infalível.

---
A notícia foi recebida pelo feed de Mídia do Le Monde. Também recebo feeds da Wired, mas por algum motivo essa história tinha me escapado. Não sei até que ponto gosto desse sistema de só receber notícias selecionadas por RSS. Ás vezes acompanhar um jornal completo seria útil para saber o que acontece no mundo em áreas as quais geralmente não demonstro qualquer tipo de interesse. Por exemplo, de que outro modo eu poderia saber que algum time de futebol jogou, ganhou ou perdeu, se não for a partir da capa de um jornal impresso? Talvez eu reconsidere o cancelamento da assinatura do jornal impresso. Não estou pronta para receber informações apenas pela Internet.

Marcadores:




Comentários:

Blogger w1zard disse:
mesmo sem saber quando algum time ganhou ou perdeu, prefiro continuar com os feeds. posso nao ficar sabendo quem foi eliminado no big brother ou quantos morreram no nova acidente aereo no paquistao, mas, sinceramente, acho que isso nao afeta mto minha vida.

quanto ao sistema de votos do digg, ele é sucessetivel a falhas sim. ainda mais com a possibilidade de se incluir links para votos diretamente no site a ser votado. se os votos fossem apenas dentro do digg, para usuarios cadastrados, seria mais facil ter controle sobre quem jah votou.
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner