quinta-feira, 15 de março de 2007

  Controle do tempo

Por que é tão difícil controlar a relação atividades por fazer / tempo disponível?

Possíveis razões – é inerente à natureza humana tentar considerar o tempo como uma medida linear, como algo que possa ser 'medido'. Assim, na ânsia de atingir a máxima produtividade, muitos crêem veementemente que trabalhar mais horas traz como conseqüência lógica uma maior produtividade. Entretanto, não é bem assim que funciona. Muitas variáveis entram em cena para determinar a produtividade. Esses fatores podem ser de ordem pessoal, psicológica, institucional, econômica, entre outros. Na prática, até o ambiente onde se está realizando a atividade pode influir no tempo a ser despendido para realizá-la.
Outro motivo que nos mantém na ilusão de que o tempo é controlável é tentar usar como parâmetro para a produtividade a experiência dos outros, desconsiderando o fato de que cada ser humano vive em um contexto diferente e realiza ações diferentes, de modo diferente, em momentos diferentes, o que os leva a ter predisposição em níveis diferentes para fazer cada coisa.

Okay, a teoria está devidamente assimilada. Mas, na prática, não consigo entender por que não está dando tempo para fazer as coisas! Estou tendo dificuldades em administrar meu tempo desde o início do semestre. Gasto tempo demais com atividades improdutivas (entenda-se por improdutivo algo que se faça em momentos de ócio, mas em sentido oposto à noção de ócio criativo), e, como conseqüência, não sobra tempo para outras coisas também interessantes, como, por exemplo, participar mais ativamente na blogosfera (isso sim seria ócio criativo). Estou atrasada nas leituras jurídicas, não consigo achar tempo para fazer as coisas, estou sempre cansada e sem paciência, mas, proporcionalmente, tenho três vezes mais tempo livre que no ano passado (tomando-se como critério de comparação eu mesma no ano passado, vou precisar correr muito para conseguir me atingir :P A pior competição é contra si próprio...).

Se alguém aí souber uma fórmula para melhor aproveitamento do tempo, me avise - estou precisando desesperadamente de uma :P (mesmo sabendo que fórmulas para controlar o tempo não existem... mesmo sabendo que o tempo não tem controle...)

Marcadores:




Comentários:

Anonymous tina oiticica harris disse:
Faça um inventário durante três dias de todas as suas atividades. Só aí você poderá ver se realmente está fazendo menos coisas. Outro lance é uma análise do seu ser emocional. Se vocie estiver deprimida, tenderá a levar mais tempo pra fazer tudo. É natural.

E mais, você é muito exigente. Às vezes ajuda, às vezes perturba seu ritmo natural. Tente e depois me diga o quê encontrou. Beijos.
 
Blogger Car0li disse:
bom, vc n ta sozinha :\

"Estou atrasada nas leituras (...), não consigo achar tempo para fazer as coisas, estou sempre cansada e sem paciência"

O.o
 
Blogger w1zard disse:
mesmo sabendo que não é correto utilizar a experiência de outros como fórmula de aproveitamento de tempo?

well, eu tenho abdicado de várias coisas para conseguir fazer o tempo "sobrar". diminuí mto o tempo que passava jogando online e até consigo fazer algum tempo sobrar, o que falta conseguir fazer agora é organizar a ordem das atividades, pois já tenho o tempo médio de realização de cada uma.

sinto que esse comentário não ajudou em nada.
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Valeu pelas dicas. Já estou fazendo um inventário das atividades. E estou pensando em sistematizar os estudos conforme os dias da semana. Assim acho que aproveito melhor os meus 3 dias livres :D
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner