sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

  Como aprender idiomas online

Podcast também é cultura. Ontem, stumbleando por aí, acabei chegando a alguns sites bacanas, com dicas de coisas que se pode ouvir em um iPod – ou no próprio computador – tanto para aprender quanto para praticar um novo idioma. Esta página, sugere que se ouça notícias em ritmo mais lento (ideal para quem está aprendendo um novo idioma), esta outra traz uma série de links para cursos online de idiomas, e este site oferece diversos livros em áudio para download gratuito.

Os livros em áudio, em inglês, podem ser baixados em ThoughtAudio.com. Há diversas opções de clássicos da literatura, nos mais variados estilos, desde A Metamorfose, de Kafka, até O Manifesto Comunista, de Marx e Engels.

Para quem quer praticar um idioma em doses homeopáticas, duas emissoras européias, a Radio France Internacionale (RFI), da França, e a Deutsche Welle (DW), da Alemanha, oferecem programas em áudio em versão fácil de entender, com duração aproximada de 10 minutos cada. O programa diário da RFI, Le Journal en français facile, traz notícias internacionais em um francês lento e fácil de entender. O programa da DW, Langsam gesprochene Nachrichten, traz o mesmo conceito (notícias internacionais, ritmo diário, facilidade de compreensão), mas é feito em alemão, e num ritmo ainda mais lento que o programa análogo em francês. Para quem ainda assim acha complicado entender outro idioma, ambos os programas oferecem a transcrição do áudio, aí é só colocar o áudio para rodar e ler o texto para acompanhar (a transcrição em alemão pode ser encontrada neste feed).

E se você não sabe nada, ou sabe muito pouco desses idiomas, é possível aprender o básico online, também em áudio. Para aprender francês, uma boa opção são as aulas da French Ecole. As lições são apenas em áudio (portanto, espere aprender a ouvir e a falar em francês – escrever fica complicado), e ao final de cada aula há uma dica de filme (em francês) e um quiz com questões relativas à lição que se acabou de ouvir. Entretanto, há um único inconveniente: as aulas são em inglês.

Já para aprender alemão, uma boa dica é o curso Alemão – Por que Não?, oferecido pela Deutsche Welle (a mesma das notícias em ritmo lento) em 4 séries de 26 lições cada. As mais de 100 lições vêm com áudio, livro-texto em pdf (com exercícios, e o texto da lição, para acompanhar) além de abordar detalhadamente tópicos de gramática e vocabulário. O curso é bastante completo, e é em português.

Enfim, há muito mais do que simplesmente música para se ouvir em um player portátil de música.

Marcadores:




Comentários:

Anonymous tina oiticica harris disse:
Não acredito no aprendizado de uma língua sem o elemento humano. O mais próximo disso no meu caso foi aprender francês lendo as legendas dos filmes da Nouvelle Vague. O resto foi praticando com turistas ou trotsquistas.

A melhor maneira de aprender é ter um professor de carne e osso e apaixonar-se pelo professor. É na batata. Tech por tech então a gente aprende vendo vídeo do YouTube.
 
Blogger Lynz disse:
Vaya! Que interesante!
No sabía que existían tantas cosas por ahí para aprender idiomas :D Este artículo supera ampliamente el que publiqué hace un mes sobre el método Pimsleur.

Creo que ya no tengo excusa para aprender portugués y escribir aquí como es debido :D
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Não acredito que seja possível realmente aprenderrrr um idioma online, mas dá para adquirir algumas noções da língua com esses cursos :) (mas é claro que isso poderia ser feito também com vídeos do YouTube).
 
Anonymous Poor_Mean - Cristian disse:
Eu acredito que isso é possível para um grupo mínimo de pessoas.

Muitos precisam da presença de um ser humano explicando, dialogando, porque querendo ou não, a maioria das nossas atitudes/falas são copiadas, então, precisamos de um professor para se espelhar, o que é a melhor palavra para se dizer. ;D

E com videos, no caso do youtube, já seria um grande passo para isso.

Eu escutei uma "aula" em frances, o homem começa falando em ingles sobre a aula, para você aprender o ingles ele te dá a introdução em ingles.. ehehehehe. E nada de "lento". Depois do homem uma mulher fala o francês. E novamente nada "lento", e o engraçado é que no meio da "aula" ela fala em inglês: "Ok fokes, how much of it did you understand?". E vai falando em ingles.. o.O .. ou seja, primeiro eu preciso aprender o ingles! Hehehehehehe
Ele fala para a gente comprar o livro, porém as aulas tem para baixar free! :P
No final ficou tocando uma música em francês, mas sobre as expressões e outras coisas!!! xD

O bom seria se fosse pessoas em port. explicando o francês, inglês, alemão e outras linguas!!! xP

Por isso.. continue "stumbleando por aí" e quando achar coloque um novo post "como aprender idiomas online 2".. ehehehehehhe

Beijosss..
 
Anonymous Thaynara disse:
Vou me dedicar a esse de Alemão, Gabi. Um pouco de cultura (útil?) não faz mal a ninguém!
Obrigada pela dica!
 
Blogger w1zard disse:
alemão, por que não? sempre tive um quedinha pelo idioma, acho que isso vai ajudar a iniciar o aprendizado. quando eu conseguir formular algumas frases decentes, penso na idéia de fazer um curso de verdade.
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner