domingo, 10 de dezembro de 2006

  McDonald’s VideoGame

O jogo McDonald’s VideoGame é, como o próprio nome sugere, e a primeira tela do jogo afirma, uma “paródia digital” da rede de fast food originalmente norte-americana (mas hoje globalizada) McDonald’s. O objetivo do jogo é aumentar o índice de vendas dos produtos do McDonalds, provocando um crescimento nos ativos da empresa, mesmo que para isso se tenha que recorrer a meios ilícitos de aumento de produtividade.
A animação, em flash, é fácil de jogar. A graça reside nas opções que estão disponíveis ao usuário no decorrer do jogo.
A tela do jogo é dividida em quatro cenários. No primeiro deles, há uma área verde onde é preciso plantar soja – que servirá de alimento para as vacas – e criar vacas. Obviamente, essa plantação é feita em países de terceiro mundo (porque lá a mão de obra é mais barata).
Já na primeira tela há opções felizes, como destruir áreas de floresta tropical para plantar soja no lugar, superlotar espaços de terra com um número excessivo de vacas, ou subornar o prefeito da cidade para poder usar terras mais produtivas. Outra opção é plantar soja geneticamente modificada – ela crescerá mais rápido, mas as conseqüências na população poderão ser negativas. Mas tudo bem, mais adiante tem-se a opção de subornar nutricionistas e agentes de saúde.
Na segunda tela, há o curral. Para ele são transportadas as vacas que já cresceram o suficiente lá nas terras do país de terceiro mundo. Á medida que a soja vai sendo colhida, ela vai enchendo o alimentador mecânico das vacas. Há duas opções extra: injetar hormônios nas vacas (assim, elas crescerão mais rápido) e utilizar os restos que sobram das vacas para produzir farinha para alimentar outras vacas. Essas duas opções trazem como conseqüência o surgimento de vacas doentes (que precisarão ser eliminadas, caso contrário poderão provocar doenças nos consumidores do McDonald’s, e isso poderá resultar numa imagem negativa da cadeia de lanches rápidos), ou então a disseminação da doença da vaca louca. A recomendação, para o caso de vaca louca, é reduzir as taxas de hormônios misturada ao alimento das vacas.
Das vacas, faz-se o hambúrguer. A terceira tela do jogo representa um restaurante da cadeia do McDonald’s. Tem-se tanto que contratar funcionários para produzir os hambúrgueres quanto contratar pessoal para atender os clientes no caixa. As opções nessa tela dizem respeito aos funcionários. Dá para “disciplinar” funcionários que trabalham em ritmo menos acelerado, distinguir com o prêmio de funcionário do mês aqueles que são dedicados, ou então demiti-los e substitui-los por mão-de-obra mais barata. É tudo uma questão de produzir mais, da melhor forma. Os recursos humanos praticamente não importam.
Por fim, a tela final é a mais divertida de todas. Nela, há três salas de controle da empresa. Na frente, há o escritório de relações públicas. Uma das atribuições desse grupo simpático de pessoas é subornar políticos, nutricionistas e agentes de saúde. Isso é importante para quando as pessoas começam a se sentir mal após comer carne estragada nos restaurantes do McDonald’s. Na sala da esquerda, há o pessoal da publicidade. Eles são lunáticos que passam o tempo todo bolando estratégias para atrair clientes para a empresa. Um exemplo de campanha é a “McDonald’s for the third world”. A descrição diz que “se nós investimos uma soma ridícula de dinheiro em pessoas do terceiro mundo, nós podemos ganhar a compaixão da classe média e diminuir o movimento antiglobalização. Os anúncios mostrarão negros com olhar triste e Ronald McDonald combatendo a pobreza, representado como um monstro de outro planeta”. Por fim, na sala da direita, há o quadro de diretores da empresa. Nela é possível ver gráficos sobre os rendimentos da empresa, e também uma tabela que mostra o grau de satisfação com o McDonald’s de grupos como o movimento anti-globalização, a associação de consumidores e a associação de obesidade.
Enfim, um jogo completo para experienciar o mundo dos negócios capitalistas :P
Encontrado via StumbleUpon.

Marcadores:




Comentários:

Blogger Unknown disse:
o q as pessoas n inventam, heim? video game da mcdonald´s!! achei interessante o jogo... mas acho q n teria paciencia d jogar...

bjos :***
 
Blogger Gilberto Consoni disse:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
 
Blogger Gilberto Consoni disse:
Certamente não foi a McDonald’s quem criou esse jogo. Incrível como conseguiu descrever a realidade dessa rede.
 
Blogger w1zard disse:
mal posso esperar para ver isso.
infelizmente o site esta bloqueado no trabalho. vai ter que ser em casa mesmo.
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner