quinta-feira, 27 de julho de 2006

  Global Voices Online

O site Global Voices Online apresenta uma iniciativa ousada. Trata-se de um projeto de mídia cidadã, que conta com o apoio do Berkman Center for Internet & Society da Escola de Direito de Harvard. Segundo o site, o objetivo é criar uma fonte de dados úteis para que jornalistas do mundo inteiro possam usar em suas histórias informações fornecidas por blogueiros e podcasters de todos os lugares do mundo.

“At a time when the international English-language media ignores many things that are important to large numbers of the world’s citizens, Global Voices aims to redress some of the inequities in media attention by leveraging the power of citizens’ media” (trecho do site)

Para tornar a idéia possível, um grupo de editores fica encarregado de reunir o que as pessoas do mundo estão postando em seus blogs sobre determinados assuntos de interesse para a mídia local, e essas opiniões são então reunidas em postagens na página inicial do site. O site possui editores divididos por regiões do globo, e por idioma falado. Dessa forma, a informação local é levada para a esfera global, e, ao menos em tese, todo mundo pode não só saber o que anda acontecendo em todo o mundo, como também toma conhecimento da opinião que as pessoas diretamente envolvidas têm sobre o caso. As postagens são em inglês, e no idioma dos blogs de onde são coletadas as opiniões. Simples, não? Por conta da idéia original, o projeto é um dos finalistas da edição 2006 do prêmio Knight-Batten para inovações na área de Jornalismo.
Um exemplo para tornar tudo mais claro: um assunto que tomou conta da mídia brasileira até mais ou menos o final da semana passada foi o caso von Richthofen. A partir do Global Voices Online, pessoas de outras partes do mundo puderam tomar conhecimento do que estava acontecendo, e também o que os blogueiros brasileiros estavam pensando sobre o fato. (Aliás, foi a partir dessa postagem que tomei conhecimento da existência do Global Voices Online...).
Só espero que a idéia de mídia cidadã não dê tão certo ao ponto de anular a necessidade de existência de jornalistas.

Marcadores:




Comentários:

Blogger Sagá disse:
Muuuito interessante a proposta do Global Voices, muito mesmo. E creio veementemente que o papel dos jornalistas terá de ser no máximo ajustado aos novos tempos -coisa que já acontece- mas jamais anulado! Acho q existem segmentos específicos do jornalismo que a internet e os blog não dariam conta. Fora que pra isso acontecer o acesso a tais meios -computadores e internet- deveria ser de acesso irrestrito para todos e como sabemos fatores financeiros e sócio-culturais são determinantes para este acesso irrestrito. Pena.
Resumindo, na minha opinião, banir o papel atual dos jornalistas baniria de muitos, da maioria, o acesso à notícia. Fora que ainda existem os tradicionais, como eu, que adoram o jornal palpável, mesmo tendo acesso a net e blogs e notícias online e tudo mais!

Beijos
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner