sábado, 8 de outubro de 2005

  Sobre patos e Disney

O livro "Para ler o Pato Donald - Comunicação de massa e colonialismo", de Ariel Dorfman e Armand Mattelart, é uma das críticas mais famosas ao grande império infantil construído por Walt Disney. Os autores chilenos falam mal de tudo, das cores dos cenários até à ausência de sexo na vida das personagens, e acabam exagerando em certos pontos. Mesmo assim, a leitura do livro é interessante. Principalmente para os fãs do universo Disney que tenham um mínimo de senso crítico.
Não dá para simplesmente concordar com tudo o que está dito na obra. Mas muito do que está ali é bem interessante. Os autores falam da ausência de estruturas familiares (há tios, sobrinhos, avós... jamais pais e mães; há casais de eternos namorados, mas parece que nenhum animalzinho tem coragem de assumir compromissos fixos), da falta de relações de produção no trabalho (há uma verdadeira exaltação do consumo; "só há setor primário e terciário no universo de Disney"), e de coisas toscas como o fenômeno da multiplicação dos gêmeos e trigêmeos (há uma predisposição enorme a fazer tríades de sobrinhos, com o exemplo clássico de Huguinho, Zezinho e Luizinho), e o culto ao ócio, que é apresentado nas historinhas como tudo o que mais pode se desejar na vida. Estranhamente, os autores elogiam bastante o personagem Mickey, por ser o único que não rege suas ações em função de si, mas sim pelos outros (o que poderia ser suficiente para taxá-lo de "tolo"). Por acaso o Donald é menos interessante por ser meio atrapalhado, ou o Tio Patinhas não merece relevo por ser avarento -- o que poderia ser traduzido por simples consciência [talvez um pouco exagerada] do valor do dinheiro? Ressalve-se: estamos falando de literatura infantil. Estamos falando de histórias em quadrinhos. Tem que ter um pouco de eufemismo, um pouco de antropomorfização... (talvez Disney tenha exagerado no número de patos, ou em certas suavizações da realidade do mundo, mas mesmo assim... é uma história infantil... ninguém ia querer uma criança de 7 anos aprendendo a ler e ao mesmo tempo refletindo sobre os princípios do marxismo...).
Não sei se todas as historinhas da Disney seguem esse tipo de linha teórica (a análise dos autores restringiu-se a edições chilenas de pouco antes da publicação do livro, em 1971), mas é interessante notar que tipo de coisa as crianças andam lendo na infância. Claro que não é o caso de condenar toda e qualquer HQ e declarar o fim da confiança nos meios de comunicação de massa. O ideal seria que todos tivessem consciência para selecionar aquilo que lêem :) (num mundo perfeito talvez isso fosse possível...).

Marcadores:




Comentários:

Anonymous Anônimo disse:
o q vc pretende q seus filhos leiam? :P
 
Blogger Gabriela Zago disse:
n sei, mas não vai ser livros didáticos ou histórias em quadrinhos... ou literatura infantil.... acho q vo inventar histórias para eles :P huuahua
 
Blogger Alessa Rovere disse:
Estou lendo esse livro também.... estou perdendo a confiança no Pato Donald, mas ainda confio na Mônica!
auiahuiahuiaha

bjos
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner