quarta-feira, 14 de novembro de 2007

  E-mail 2.0

Qual é o futuro do e-mail? RSS, rede-socialização ou visual 3D bonitinho?

Segundo Brad Garlinghouse, do Yahoo!, o e-mail do futuro será capaz de identificar quais as mensagens são mais relevantes, com base nos seus hábitos de leitura. Além disso, os contatos terão cada vez mais características de perfis de redes sociais. Outros elementos de redes sociais que o e-mail do futuro do Yahoo! ainda poderá ter incluem lista de aniversários (útil, muito útil) e uma espécie de news feed a la Facebook (tipo aquele recurso tosco do Orkut com as últimas atualizações nos perfis de seus amigos). O ReadWriteWeb aposta ainda na possibilidade de se ver quem acessou seu perfil do e-mail por último (tipo o que faz o MyBlogLog, recentemente adquirido pelo Yahoo!; ou, trazendo a analogia para o universo Orkut, algo como aquela lista com os cinco últimos indivíduos que bisbilhotaram o seu perfil).

Uma outra opção é, literamente, mergulhar nos e-mails. O 3D Mailbox é uma mistura bizarra de e-mail com metaverso. E não é algo prometido para o futuro: existe e está em funcionamento. Com ele, você pode ler as novas mensagens à beira da piscina, e pode servir spams de alimento aos tubarões. Em uma segunda opção de metaverso, suas mensagens chegam em um aeroporto. Cada nova mensagem é um Boeing 747, e chega pelo portão de desembarque. E-mails com anexos vêm em aviões de carga. As mensagens que você redige saem pelo terminal de embarque. E os temíveis spams vão parar em uma pista paralela.

O interessante é que a gente usa tanto o e-mail, que nunca pára para pensar no que ele ainda pode ser melhorado. As mudanças anunciadas para o futuro vão um pouco além do que a “nova versão” do Gmail já faz. Cada vez mais as alterações irão além do que meras modificações de ordem estética, a caminho de transformarem os e-mails em ferramentas inteligentes.

--

Em tempo: será que o e-mail do futuro não vai “sofrer” do mesmo mal que os celulares? Assim como para um telefone o que importa é fazer ligações (e não tirar fotos, enviar videozinhos, escutar mp3 e acessar a Internet em qualquer hora e em qualquer lugar), um programa de e-mails ideal deve se basear, fundamentalmente, na possibilidade de enviar e receber, de maneira prática, dados e informações. O resto é frescura -- mas tudo o que vier é lucro.

Marcadores:




Comentários:

Anonymous João Barreto disse:
eu aposto na simplicidade. coisas como o 3D Mailbox são muito criativas, porém restritas ao mundo geek. a maioria das pessoas mal sabem usar um email convencional... já ouvi várias pessoas dizendo: meu email é www.fulano@hotmail.com... é engraçado mas é a verdade.
 
Anonymous tina oiticica disse:
A única coisa que pediria ao serviço de mail seria melhor controle de SPAM. A quantidade de SPAM do meu e-mail é volumosa. Creio que SPAM foi a causa de um índice de confiança menor na Apple este ano. O mac.com recebe spam em quantidades absurdas.

Fora isso, gosto de e-mail mas acho que é uma arte em extinção à medida que as pessoas querem micro-tudo e MSN-ear. Em alguns anos duvid que a ortografia do português exista. vai ser o dedonês, já previsto por um carinha aí.

Ah, o MyBlogLog sempre foi do Yahoo. Quando fiz algumas enquetes, antes dele ser oficialmente do Yahoo, sempre que eu marcava Google, a resposta aparecia Yahoo. Eles ficaram com meu dinheiro e identidade. Estou de volta como Tina Oiticica.
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner