terça-feira, 3 de julho de 2007

  Termos jurídicos absurdos, parte 7

... ou "O Fantástico Mundo da Evicção"

Evicção

Diz-se que há evicção quando o comprador de uma coisa perde essa coisa para um terceiro em virtude de decisão judicial fundamentada em fato anterior ao momento da compra da coisa. Na ação de evicção, há na verdade o exercício de duas pretensões: uma do terceiro sobre o comprador (para recuperar a coisa) e outra do comprador sobre o vendedor (para receber de volta o dinheiro que pagou pela coisa).

Sujeitos da ação:
Evicto – de acordo com nosso eminente professor de Direito Civil I (UFPel, 2005), ao contrário do que à primeira vista possa parecer, o evicto “não é o marido da Evita”. Piadinhas infames à parte, o evicto é a criatura sem sorte que vem a perder a coisa na decisão judicial promovida pelo evictor.
Evictor – sob pena de ser responsabilizada pela criação de uma piada mais infame ainda que a do professor de Civil, um evictor é mais do que um sujeito de nome Victor com existência virtual. O evictor é aquele que promove a ação para tomar a propriedade da criatura sem sorte (evicto).

É mais ou menos assim: pela evicção, um carinha sem sorte compra uma casa de um sujeito boa pinta. Só que ele não sabe que o sujeito (aparentemente) boa pinta na verdade não era dono da casa. A casa era de um outro sujeito malandrão, que é dono de praticamente todo o pedaço. O carinha sem sorte não sabe disso tudo, e vai morar na nova casa. Mas o sujeito malandrão não espera muito tempo para entrar com uma ação judicial para tomar a casa do carinha sem sorte. E o carinha sem sorte perde a casa dele na Justiça, embora tenha gasto todas as suas economias para adquiri-la. Nesse caso, diz-se que o carinha sem sorte foi vítima de evicção: ele é o evicto. Já o sujeito malandrão é o evictor. Após perder a casa, para o carinha sem sorte só resta entrar com uma ação contra o sujeito (aparentemente) boa pinta que originalmente lhe vendeu a casa, para tentar reaver o dinheiro investido (já que a casa não era do boa pinta, e sim do malandrão).

Esquema prático para entender a evicção:



Confira também as partes 1, 2, 3, 4, 5 e 6.

Marcadores: , ,




Comentários:

Blogger f disse:
Heheheheh!!!
Gabi, vou ver se começo a "coletar" termos e expressões bzarras do mundo jurídico e colocá-las em posts também; é certo que quem não faz Direito vai ficar um tanto deslocado, mas com um pouco de informação tudo se resolve. Nessas 7 partes você conseguiu simplesmente tornar a coisa prática do Direito um pouco mais acessível e popular: creio que este deva ser o nosso papel :)
 
Blogger Unknown disse:
Este comentário foi removido pelo autor.
 
Blogger f disse:
p.s. na última prova que fiz de Civil, caiu Direito de Propriedade, Vizinhança, árvores limítrofes etc.
Tinha a tal da "passagem forçada" do tal do "imóvel encravado", na qual uma parte indeniza a outra em troca do direto de passar por certo trecho da propriedade alheia pelo simples fato de sua casa não ter acesso à via pública. É uma situação um tanto constrangedora, vista na teoria, algo como ter de passar pelo quintal do seu seu vizinho para ir à venda mais próxima, mas na prática isso acontece mais do que possamos imaginar (principalmente nas zonas rurais)
só que inevitavelmente lembramos da tal da unha encravada :P
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Haha... tive que estudar a passagem forçada para a prova de Civil da semana passada... (é superdivertido fazer dois Civis ao mesmo tempo, ainda mais para alguém que odeia relações entre particulares :P). Pior que o tempo todo imaginei a passagem forçada para zona rural (ia ser divertido imaginar um imóvel encravado em zona urbana). Aliás, não sei como não pensei em debochar da passagem forçada antes... :P Essa é forte candidata a ser a parte 8 da série :D
 
Blogger f disse:
Afff...não esquece de debochar de mim tb falando "principalmente nas zonas rurais". Essa foi realmente péssima, terroroso de minha parte. :}
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Nah, tudo bem. É erro de tipo escusável. Se você tivesse nascido em uma cidade cuja principal atração é uma feira de produtos agropecuários iria estar bem mais ligada na zona rural :D hehehe
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner