domingo, 8 de julho de 2007

  The New7Wonders

Ontem, dia 07-07-07, foram anunciadas em Lisboa as 7 novas maravilhas do mundo. A votação foi feita durante vários meses pela Internet e por telefone. Qualquer um poderia votar pela Internet, bastando que, para isso, fornecesse alguns dados simples, como país e e-mail (e também era preciso confirmar a validade do e-mail).

Como Lynz já havia ressaltado em seu blog, esse sistema de votação era um tanto tendencioso:

“La verdad es que todo esto me parece un cachondeo y bastante poco serio, ya que una misma persona puede efectuar muchos votos mientras pague por ello. No me parece justo. Al final, resultará que las 7 maravillas del mundo moderno estarán en función del país que más dinero se haya gastado en los votos y no en funciópn del valor real que tienen estas magníficas obras patrimonio de la humanidad”

No Brasil, houve uma campanha massiva em prol do Cristo Redentor. Algo como: “veja, temos uma candidata a nova maravilha do mundo, então vamos votar para estimular o turismo no lindo e nada-violento Rio de Janeiro”. Isso talvez seja uma verdadeira política narcisística, uma vez que as campanhas pró-Cristo tentavam convencer as pessoas a votarem no monumento apenas sob o argumento da territorialidade. (Mas será que as outras candidatas, algumas mais antigas, outras mais belas, não mereceriam em iguais condições o título de maravilhas do mundo?)

Além do Cristo, outras seis atrações mundiais receberam o título de “novas 7 maravilhas do mundo”. É possível conferir a lista completa no site. Na minha humilde opinião (de alguém que não conhece ao vivo nenhuma das candidatas), a torre Eiffel não deveria ter ficado de fora. Nem as estátuas da Ilha de Páscoa. Mas talvez para isso fosse preciso aumentar a lista para bem mais que apenas sete itens.

Em tempo: já começou o período de indicações de candidatas para as novas 7 maravilhas da natureza.

Confira também a lista original das sete maravilhas do mundo.

Marcadores:




Comentários:

Anonymous marcus disse:
Minha namorada também achava que a Torre Eiffel não poderia ter ficado de fora, mas ela não votou para isto. Vai ver que assim como os franceses, ela achava que o título estava ganho.

Eu vi o Cristo Redentor ao vivo e não achei grande coisa. Sou muito mais o Laçador.

E isto não é uma piada.
 
Anonymous Donizetti disse:
Olha Gabriela, o motivo dessa campanha é muito mais econômico que narcisista. Mesmo que o Rio seja muito violento (o Brasil todo é, em diferentes escalas), a indústria do turismo gera renda e empregos. Então até entendo a campanha, apesar de detestar o ufanismo e não ter votado hehehe Mas, acho o Cristo realmente fascinante (das coisas mais lindas que já vi), ainda que acredite que as estátuas da Ilha de Páscoa não podiam ficar de fora...
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Então, simples, bastava ter aumentado de 7 para 10 maravilhas. Entrava Cristo, torre Eiffel, Ilha de Páscoa, e mais alguma atração interessante :)

Outra coisa que chama bastante a atenção é o fato de as sete maravilhas eleitas serem todas de motivos religiosos (talvez isso me incomode mais que a própria escolha do Cristo).
E a campanha pró-Cristo faz total sentido - estimular o turismo, gerar renda, etc. Mas é injusto com os monumentos que não tiveram tal campanha :P hehe
 
Anonymous tina oiticica harris disse:
Puxa, mas a Tour Eiffel é mais que a França -- é do mundo, através do cinema ela fez história. Tenho um site francês que a acompanha 24 horas por dia. Cara, quantas vezes a Tour Eiffel participou de intrigas crimes e paixões --We'll always have Paris.
 
Blogger Lynz disse:
Weiii!!! Un post con frases en español. ¡Qué ilusión! (Aunque hayan sido mis propias palabras). Gracias por citarme, Gabriela.

Realmente me ha dado mucha pena que no saliera la Torre Eiffel. Pero todas las maravillas que han salido finalmente me parecen genial... salvo por el Cristo Redentor. Ha sido toda un sorpresa y no me lo esperaba. Yo también hubiera preferido que saliera la Torre Eiffel o la Isla de Pascua... o Angkor!!! Pobrecita mía, Angkor ha sido relegada al olvido...

En cualquier caso, 7 marvaillas son muy pocas. Hubiera sido mejor con las 21 maravillas finalistas. El mundo de hoy en día es demasiado amplio y variado para limitarlo a 7 maravillas :D
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner