domingo, 8 de julho de 2007

  Muito entusiasmo, pouco uso

Este texto publicado por Clay Shirky no blog Many2Many em dezembro de 2006 (e republicado em português na revista Trópico em maio) sugere que os números de acesso ao Second Life esconderiam um dado fundamental: a taxa de desistência de uso do software é muito grande. Pelo que Shirky diz, as pessoas entrariam no Second Life movidas pela curiosidade, apenas para ver como funciona. Entretanto, a maioria não retorna. Assim, mesmo que realmente tenha havido 1 milhão de acessos nos últimos 60 dias, isso significaria muito pouco em termos práticos, na medida em que mais de 70% desses usuários jamais voltarão ao Second Life.

There’s nothing wrong with a service that appeals to tens of thousands of people, but in a billion-person internet, that population is also a rounding error. If most of the people who try Second Life bail (and they do), we should adopt a considerably more skeptical attitude about proclamations that the oft-delayed Virtual Worlds revolution has now arrived.
No post, Shirky ainda discorre acerca do fato de que o Second Life não seria de fato um ambiente virtual totalmente inovador, na medida em que busca inspiração em outras comunidades virtuais preexistentes. Enfim, vale a pena ler o texto completo.

Marcadores: ,




Comentários:

Anonymous Anônimo disse:
Esta matéria do Blog de guerrilha sobre Second Life é ótima. Recomendo a leitura.
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Realmente, a matéria é ótima.
Valeu pela dica :)

Cada vez me convenço mais de que o Second Life é um exemplo prático da teoria da cauda longa :P
 
Anonymous Anônimo disse:
Se eu disser "eu já sabia", vou parecer pedante?

Tenho outra sugestão pra você. Já ouviu falar em Croquet? Tem tudo a ver com o que você me disse esses dias sobre uma das grandes possibilidades do SL:

http://mobeduc.blogspot.com/2007/06/uma-pequena-fico-futurista-sobre-o.html
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Muito massa. Nunca tinha ouvido falar do Croquet. Lá também falava de outros sistemas interessantes. A idéia do livro digital também é ótima.
O grande problema do uso desses ambientes virtuais na educação hoje é o fato de eles exigirem investimentos pesados em equipamentos... No momento, não são viáveis. Mas no futuro, talvzez... :)
É o mesmo problema do Second Life. Só que o SL é ainda mais restritivo, pq além de ser pesado e tudo o mais, ele ainda requer atualizações constantes.
Enfim, valeu pela dica! :)
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner