sábado, 17 de março de 2007

  A incrível história dos emoticons

Conforme atestam várias páginas da web, o emoticon, ou a idéia de representar graficamente emoções na tela do computador, teria surgido por acaso, numa tentativa de ajudar a distinguir entre mensagens de humor e mensagens mais sérias. Uma cópia do log da discussão que deu origem às clássicas carinhas “:-)” e “:-(“ pode ser ainda encontrado na Internet. Scott E. Fahlman se diz o inventor do :-), e a invenção teria se dado no começo dos anos 80.

Outros afirmam que o primeiro emoticon teria aparecido ainda em 1979, pelas mãos de um tal de Kevin Mackenzie. Ele teria usado o estranho símbolo -) para expressar graficamente uma emoção na tela do computador. A idéia era representar uma língua no queixo (o hífen representa uma língua, e não um nariz) para passar a idéia de humor. Mesmo que se pareça fisicamente com :-), o significado era diferente. Mesmo assim, -) não parece ter servido como inspiração para os demais emoticons que foram surgindo depois.

Indo mais a fundo ainda, em uma entrevista para o New York Times em 1969, Vladimir Nabokov teria afirmado: “Eu muitas vezes penso que deveria haver um sinal tipográfico especial para um sorriso – algo como uma marca côncava, um parêntese deitado, o qual eu gostaria de traçar agora como resposta a sua questão”. Seria essa uma previsão abstrata histórica do que seria anos depois um emoticon?

Qualquer que tenha sido o pai do emoticon, desde o princípio os sinais textuais eram uma maneira simplificada de representar graficamente as emoções em interações virtuais, bastante apropriada para o baixo desempenho dos primeiros computadores aliado às irrisórias velocidades de interconexão dos primórdios da Internet. De lá para cá, os emoticons foram se desenvolvendo, e novas versões aprimoradas, coloridas, na forma de desenhos ou em 3D, foram surgindo. Muitas vezes, usam-se até emoticons que nem sequer representam emoções, como no caso de se usar uma xícara para indicar café.

De acordo com a etimologia popular, emoticon viria do inglês emotion (emoção) + icon (ícone). Segundo a Wikipedia, um emoticon é uma arte em ASCII usada em mensagens textuais como uma marca informal para indicar emoções e atitudes que poderiam ser feitas pela linguagem corporal nas comunicações face-a-face.

Os emoticons costumam funcionar como ícone ou índice. Será ícone quando guardar semelhanças físicas com o objeto real que representa (ex.: forçando um pouco, :-) guarda uma certa analogia com o modo como o rosto de alguém se parece ao sorrir). Já o índice é quando algo faz lembrar outra coisa por uma relação de similaridade conceitual. É mais ou menos o que acontece com uma xícara de café ao lado de um nome para indicar que o usuário está longe do computador. Xícara lembra café que lembra momento de descontração e descanso. Outro exemplo é a figura de uma violão para significar música.

Formas aprimoradas de emoticons também surgiram com o tempo. Como exemplo, há o estilo da Ásia Oriental, que são emoticons textuais que não requerem que se vire a cabeça para serem compreendidos, como (-_-) para significar tristeza ou tédio. Atualmente, os programas instantâneos de trocas de mensagens costumam vir com emoticons gráficos animados, como é o caso do MSN Messenger.

Sejam gráficos, lineares, ou textuais, o que importa é que os emoticons são um elemento indispensável na nossa vida virtual. Sem eles, grandes desentendimentos poderiam ocorrer, na medida em que as pessoas teriam dificuldades em compreender o estado de espírito de quem escreve uma frase puramente textual na Internet. De outro modo, como identificar que algo se trata de ironia, sarcasmo, deboche, piada, pilhéria, ou da mais pura e insana verdade?


Links relacionados:10 fatos sobre os smileys* - matéria especial do GuardianUnlimited que resume a trajetória dos smileys. Texto de 2002.
Livro “Smileys” - escrito em março de 1997 por David Sanderson, trata-se de uma tentativa de catalogar todos os smileys existentes até então.
Smiley Dictionary - segundo o GuardianUnlimited, há vários outros dicionários similares na Internet.


* não consegui encontrar nenhuma página que me explicasse a real diferença entre emoticon e smiley. Talvez seja algo sutil como o primeiro termo para tudo e o segundo apenas para as carinhas...

Marcadores:




Comentários:

Anonymous Anônimo disse:
Acho incrível como você descobre coisas, Gabriela. Inacreditável mesmo. Só uso o ;p)) ( queixo duplo) e só mesmo. Legal você desencavar tanta informação.
 
Blogger Edison disse:
Até onde sei, o Smiley era o emoticon.
Um personagem criado para uma campanha. Chegou a ser licenciado e tudo mais. Tem uma parte da historinha na Wikipedia.

Aí vieram as imitações e se perdeu a referência ao personagem original.
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner