sábado, 27 de janeiro de 2007

  72h para regularizar a conta do Orkut

Já recebi este e-mail há um bom tempo. A notícia é velha, portanto. Mas... não custa nada fazer uma análise mais detalhada...

Assunto: “Problemas com sua conta”
O assunto é impactante. Considerando-se que a linha de assunto é a primeira coisa que a pessoa vê, a palavra “problemas” associada a “sua conta” é certamente um fator de preocupação, e qualquer pessoa, curiosa ou não, quererá satisfazer seu inato instinto de autopreservação e abrir logo o e-mail.

Remetente: “Problemas com sua conta – ORKUT”
O campo do remetente nos traz um fato novo – o problema é com a conta do Orkut.
Primeiro fato bizarro: o e-mail do remetente é suporte@terra.com.br -- COMO ASSIM?? Okay, ninguém presta atenção no e-mail do remetente mesmo.

Mesmo que não se tenha visto a palavra Orkut no campo do remetente, a primeira coisa que se vê no corpo da mensagem é uma barra azul, em tom igual ao da página do orkut, com a presença do logo da rede social. Basicamente, essa linha introdutória não deixa dúvidas: o problema é com a conta do Orkut!

“Houve uma denúncia contra o seu profile acusando-o de usar dados ilegais e sua conta será BANIDA em 72h por motivos de irregularidade”
A frase é taxativa. Você usou dados ilegais, alguém denunciou, e agora terá apenas 72 horas de sobrevida. E agora, José?

“Você está utilizando dados não autorizados”.
Droga. Eu sabia que não devia ter copiado a descrição da Carlinha. Aquelas palavras eram muito ousadas para um perfil de orkut. Vai ver ela ficou com raiva e me denunciou!

“Para que sua conta não seja excluída do sistema, instale o novo dispositivo de segurança em algum dos links abaixo e siga as instruções no SAC”.
Vamos lá. Ajudem-me a encontrar um nexo causal entre “você tem dados ilegais” e “instale o novo dispositivo de segurança”. Ora, quem precisaria se proteger não deveria ser aqueles que não possuem dados ilegais – que buscariam proteção contra os que os possuem? Quem é o bandido, afinal? Mas, supondo que alguém, talvez lendo o e-mail de forma apressada, e estando extremamente chocado pelo fato de que perderá sua conta do Orkut, decida ir adiante e resolva clicar em um dos links...

Sem entrar no mérito de parar o mouse em cima do link para ver para onde aponta (afinal, 99,9% dos analfabetos digitais que usam a Internet no Brasil desconhecem a possibilidade de se criar links que supostamente apontam para um determinado lugar, quando, na verdade, apontam para outro).
“Link 1 – Servidor neformalno – BR/SPA
Link 2 – Servidor hermannstadt – BR/EUA”

Aqui, os caras se deram. Porque no endereço que se vai clicar realmente constam essas duas palavras. Eles foram extremamente honestos com relação ao nome do servidor.
Agora vem a pergunta cruel: mas por que a Google iria contratar servidores externos para hospedar o tal do novo dispositivo de segurança do Orkut? Talvez o Orkut do Terra fizesse isso... Mas o Orkut da Google não aparenta ter problemas de falta de espaço.

“Se nossos sistemas não identificarem a instalação do novo dispositivo no prazo de 72h, sua conta será excluída (...)”
Okay, perder a conta do Orkut, com o elevado número de “amigos” conseguido a duras penas, muitas vezes tendo que implorar para desconhecidos te adicionarem e colocarem que são seus fãs (você até teve que dizer que em troca também colocaria, mas, no fundo, nunca teve a real intenção de fazer isso), pode ser algo deveras trágico, principalmente para aquelas pessoas cuja vida real nem sempre é tão legal quanto àquela mantém nas redes sociais virtuais.

E, por fim, eis a melhor parte:
“(...) e para reativá-la terá que entrar em contato com o nosso SAC pelo telefone 0800-703-6050, onde será comprovada a veracidade do seu cadastro”.
Brilhante. Todo mundo sabe que brasileiro tem pavor de 0800. É terrível ter que esperar horas e horas para ser atendido. Ninguém agüenta ficar ouvindo musiquinhas de espera, daquelas que de tempos em tempos são interrompidas para avisar “aguarde, sua ligação está sendo transferida”. Não, tudo menos que ter que ligar para o SAC! É preferível... é preferível se comportar, tomar vergonha na cara, clicar no link, baixar o pacote de segurança, e fazer tudo conforme eles mandarem.
P.S.: Tentei discar para esse número e a mensagem que ouvi foi “Desculpe. Essa discagem não é permitida a partir de sua área”, seja lá o que isso signifique.

Antes de terminar, eles reiteram o fato de que só se dispõe de 72h para regularizar a situação.
“Atenção: Seu prazo para regularização é de 72h”

E se despedem:
“Atenciosamente
Orkut.com”

O link apontado, dessa vez, é o certo. Contrariando todas as probabilidades do mundo do spam, “Orkut.com” realmente é um link para o orkut.com (uau!). Talvez essa seja a parte mais sincera do e-mail. O resto é tudo uma piada.

Marcadores:




Comentários:

Blogger Cristian disse:
Uau.. por curiosidade, tem como saber quantas pessoas visitam seu blog?! Pq as informações aqui presentes são de GRANDE IMPORTÂNCIA!!! ;)

Vão criar uma comunidade para blog?! xD.. ahahahahahaha

Bom.. tirando a parte da zuação.. Eu nunca recebi esse e-mail, pelo menos não que me lembre! :P
Mas já li a respeito..
Tinha um site na internet, que agora não sei se ainda existe porque eu esqueci o link, que tratava de muitos spams, o que era verdade e o que era mentira, semelhante ao seu. Confesso que quando li o seu post até pensei que fosse copiado do site!!! xD

Não tenho nada a acrescentar, vc disse TUDO!!! O que posso comentar é que aqui também ouvi a mesma mensagem. E, seguindo a lógica das quais os Norte Americanos gostam, o número provavelmente seria 0800-7466459 ou 0800-7-google. Aí ouviriamos: "Aperte 1 para falar no setor do Orkut®"! Hehehehe..
Tentei procurar rapidamente pelo orkut algum número para contato, apenas achei o endereço do google.

Privacy Matters
c/o Google Inc.
1600 Amphitheatre Parkway
Mountain View CA 94043 (USA)

Mande uma carta para eles!!! xD

Obs: Antes quando deixava um recado, eu iria em outros (eu acho) e lá eu digitava as informações. O engraçdo é que hoje surgiu: "Ecolher uma identidade", e uma das opções é: "Cristian". E por curiosidade.. vou postar utilizando ela.. ehehehehe

Beijossss..
Poor_Mean - Cristian
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Legal. Vou procurar esse site que você descreveu (do que é verdade e o que é mentira no mundo das mensagens virtuais) :)

Bom, também dá para entrar em contato por esse endereço:
Google Brasil
Av. Brigadeiro Faria Lima, n° 3729, 5º andar
Sao Paulo-SP 04538-133

Ou por email mesmo. Um orkut@google.com deve bastar :) hehe
 
Blogger tina oiticica disse:
Orkut só recebe reclamações direto no site Orkut. Fuçando você acha a janelinha para tal.

Tenho o telefone de Google mas não vale a pena. Melhor é mandar via e-mail o mail fajuto, se você quiser para:

help@orkut.com ou então para:

luiz.barroso@google.com
 
Anonymous car0li disse:
isso me lembra do e-mail q minha amiga recebeu heheeheh igualzinho!! lembra, bi? desta vez esse negocio me pegou pra valer hehehee se n fosse vc, eu ia acreditar q iam tirar o perfil dela mesmo hehehee

bjos :***
 
Blogger Gabriela Zago disse:
Nossa, há várias maneiras de se contatar a Google. Um bom spammer certamente deveria citar pelo menos uma forma verídica de contato :P (o que ajudaria a torná-lo mais crível).

Carol: dei uma olhada nas mensagens antigas, e, realmente,a mensagem que vc me repassou da sua amiga é exatamente igual a que recebi.. :)
 
Anonymous Anônimo disse:
OIIIIIIIIIIII
td bem?
vc naum sabe qual a importância essa noticia teve pra mim agora ...
abri o meu e-mail e levei um susto, quando vi escrito, Orkut, q tinha problemas com minha conta,e q se eu naum entrasse no SAC minha conta ia ser banida em 72 h, poxa perder tantos amigs q tive tanto sacrificio pra conseguir, mas, fui na GOOGLE pra procurar SAC do Orkut, e axei noticias como essa e vi q era um golpe ...

brigadão!!

valew mesmo ...
 
Blogger Suely disse:
Eu recebi um quase idêntico.A diferença é q o remetende é orkut@google e o link tbm é diferente.Tbm já recebi outros dois,mas sem o logotipo da google.Apaguei e não aconteceu nada,de cara dá pra desconfiar,já q não faço nada de errado heuaheu...Mas esse ultimo com o logotipo eu quase q acredito,se não fosse por aki.
 
Anonymous Anônimo disse:
Alguém me ajude! eu tento acessar o orkut e n consigo! Aparece uma mensagem do tipo: sua conta será excluida em 72 horas se n regularizar, etc...Quando tento acessar, aparece a tal mensagem. se tento pelo google, aparece que esta sem conexão
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner