sábado, 23 de dezembro de 2006
Livro
Meu livro chegou hoje. No site dizia que os pedidos feitos até 7/12 teriam entrega garantida antes do Natal, mas eu achava que o prazo só valesse para entregas nos Estados Unidos, na Inglaterra, ou algo parecido. Aproveito a oportunidade para falar sobre o serviço da Lulu.com. Pelo que entendi, a editora tem sede na Inglaterra, mas possui escritórios e gráficas também nos EUA e na Espanha. O meu livro, por exemplo, veio da Espanha. A Lulu.com é uma editora on demmand que é realmente on demmand. A idéia é a de que qualquer um pode publicar seu livro, e em qualquer quantidade. Para se ter uma idéia, é possível desde publicar um livro só para si (enviar para a editora, mas sem tornar a obra pública no site) e imprimir uma única cópia, até, no outro extremo, publicar um livro no site para qualquer um comprar, e nem sequer adquirir uma cópia para si mesmo. A editora adota totalmente o conceito de imprimir por demanda, ou seja, vai imprimindo novas cópias do livro à medida que o autor, ou algum interessado, vai solicitando. Para que os preços não fiquem excessivamente altos, é o próprio autor quem deverá editar, revisar e formatar o livro para publicação. Também dá para contratar esses serviços através do site, mediante pagamento, mas provavelmente não valha a pena. A tarefa não é tão difícil assim, e o site ainda traz vários manuais explicando como fazer para deixar o livro dentro das especificações técnicas ideais para impressão. Depois de enviar o livro formatado, a editora dá um prazo de cinco dias para imprimir as cópias solicitadas, e depois faz o envio para qualquer lugar do mundo. A taxa cobrada é um valor suficiente para cobrir os gastos com impressão. Mas a pessoa pode escolher se quer cobrar algum valor a mais de terceiros para lucrar com a obra. Nesse caso, a empresa se reserva no direito de ficar com uma parte dos lucros. Mas o bom é que o autor também lucra. As demais taxas, de registro da obra e obtenção de ISBN, por exemplo, correm por conta do autor. A divulgação do produto também deve ser feita pelo autor, mas o site traz dicas e modelos de folderes e releases para quem quer promover o produto por conta própria. A editora, basicamente, só imprime, e coloca à venda no site. E é aí que reside o sucesso da empresa, pois permite que qualquer um publique seu próprio livro pela Internet e com um preço bastante acessível.
A minha cópia foi gratuita. Todos os vencedores do NaNoWriMo deste ano tinham direito a uma cópia gratuita da obra via Lulu.com (desde que formatassem por conta própria). Não tive muita paciência para formatar, e o resultado foi um livro meio esquisito. Quer dizer, o livro realmente tem cara de livro (tem capa, contracapa, e até textinho na lateral!), mas as páginas internas ficaram meio esquisitonas. Acho que botei texto demais em cada página (faltou um pouco mais de margem, talvez) e a partir da parte 2 não consegui mais eliminar a numeração das páginas em branco (o resultado são várias páginas deixadas propositadamente em branco, mas que na verdade não estão totalmente em branco, porque se encontram numeradas).
Enfim, além de ser a única cópia impressa do livro disponível em todo o universo, tem cara de livro, e, por mais que não tenha conteúdo, vai ficar muito legal na minha estante junto com os livros de verdade :D
Para quem tiver curiosidade, dá para espiar a versão em pdf da obra gratuitamente no site da empresa.
Marcadores: livros