sábado, 23 de dezembro de 2006

  Livro

Meu livro chegou hoje. No site dizia que os pedidos feitos até 7/12 teriam entrega garantida antes do Natal, mas eu achava que o prazo só valesse para entregas nos Estados Unidos, na Inglaterra, ou algo parecido. Aproveito a oportunidade para falar sobre o serviço da Lulu.com. Pelo que entendi, a editora tem sede na Inglaterra, mas possui escritórios e gráficas também nos EUA e na Espanha. O meu livro, por exemplo, veio da Espanha. A Lulu.com é uma editora on demmand que é realmente on demmand. A idéia é a de que qualquer um pode publicar seu livro, e em qualquer quantidade. Para se ter uma idéia, é possível desde publicar um livro só para si (enviar para a editora, mas sem tornar a obra pública no site) e imprimir uma única cópia, até, no outro extremo, publicar um livro no site para qualquer um comprar, e nem sequer adquirir uma cópia para si mesmo. A editora adota totalmente o conceito de imprimir por demanda, ou seja, vai imprimindo novas cópias do livro à medida que o autor, ou algum interessado, vai solicitando. Para que os preços não fiquem excessivamente altos, é o próprio autor quem deverá editar, revisar e formatar o livro para publicação. Também dá para contratar esses serviços através do site, mediante pagamento, mas provavelmente não valha a pena. A tarefa não é tão difícil assim, e o site ainda traz vários manuais explicando como fazer para deixar o livro dentro das especificações técnicas ideais para impressão. Depois de enviar o livro formatado, a editora dá um prazo de cinco dias para imprimir as cópias solicitadas, e depois faz o envio para qualquer lugar do mundo. A taxa cobrada é um valor suficiente para cobrir os gastos com impressão. Mas a pessoa pode escolher se quer cobrar algum valor a mais de terceiros para lucrar com a obra. Nesse caso, a empresa se reserva no direito de ficar com uma parte dos lucros. Mas o bom é que o autor também lucra. As demais taxas, de registro da obra e obtenção de ISBN, por exemplo, correm por conta do autor. A divulgação do produto também deve ser feita pelo autor, mas o site traz dicas e modelos de folderes e releases para quem quer promover o produto por conta própria. A editora, basicamente, só imprime, e coloca à venda no site. E é aí que reside o sucesso da empresa, pois permite que qualquer um publique seu próprio livro pela Internet e com um preço bastante acessível.
A minha cópia foi gratuita. Todos os vencedores do NaNoWriMo deste ano tinham direito a uma cópia gratuita da obra via Lulu.com (desde que formatassem por conta própria). Não tive muita paciência para formatar, e o resultado foi um livro meio esquisito. Quer dizer, o livro realmente tem cara de livro (tem capa, contracapa, e até textinho na lateral!), mas as páginas internas ficaram meio esquisitonas. Acho que botei texto demais em cada página (faltou um pouco mais de margem, talvez) e a partir da parte 2 não consegui mais eliminar a numeração das páginas em branco (o resultado são várias páginas deixadas propositadamente em branco, mas que na verdade não estão totalmente em branco, porque se encontram numeradas).
Enfim, além de ser a única cópia impressa do livro disponível em todo o universo, tem cara de livro, e, por mais que não tenha conteúdo, vai ficar muito legal na minha estante junto com os livros de verdade :D
Para quem tiver curiosidade, dá para espiar a versão em pdf da obra gratuitamente no site da empresa.

Marcadores:


flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner