sábado, 16 de setembro de 2006

  Rede social total

Esses tempos fiquei pensando em como seria bom se houvesse uma espécie de rede social na Internet capaz de armazenar todas as informações quanto a livros, filmes, músicas, espetáculos, eventos e comidas que, conforme o caso, a gente já leu, viu, ouviu ou comeu na vida. Uma espécie de inventário de todas as informações que inevitavelmente se perdem nos caminhos tortuosos da memória, como título do livro, data de leitura, origem da obra (se comprada, alugada, tomada de empréstimo) e algumas linhas com nossas impressões sobre a leitura. Uma verdadeira extensão de nossos pensamentos, algo que ampliaria nossa capacidade de armazenar e reter informações para muito além do que já é possível atualmente.
Obviamente que já é possível, com as ferramentas que se tem, fazer algo análogo em qualquer computador comum. Entretanto, o grande diferencial estaria nas potencialidades abertas pela interação propiciada pela Internet. Assim, a parte divertida da história seria a possibilidade de interagir e conhecer pessoas que tenham lido os mesmos livros que você, ou que tenham detestado a mesma marca de comida congelada. Verdadeiras comunidades de gostos poderiam ser formadas. Daria até para explorar o recurso das tags, e dividir os produtos por palavras-chave ou categorias. Uma rede social virtual assim concebida seria capaz até mesmo de localizar pessoas que tivessem exatamente os mesmos gostos e colocá-las em contato, quebrando o mito de que não existem duas pessoas exatamente iguais em todo o mundo (ou então sugerir, baseado no que a pessoa tem lido ou escutado recentemente, 'amigos' em potencial com gostos afins).
Como recursos adicionais, poderia ser possível também que cada ficha de livro viesse acompanhada de um link para realizar a sua compra, e indicações das bibliotecas mais próximas onde seja possível locá-lo. As fichas poderiam estar todas prontas, na Internet (caso algum livro ainda não a possua, bastaria criá-la, em sistema wiki, e a partir daí todos usariam a mesma ficha), com alguns dados fixos (título da obra, editora, autor, etc.), e outros completáveis pelo leitor (se gostou ou não do livro, eventuais críticas que queira acrescentar, quando leu, como tomou conhecimento da existência do livro, e se recomendaria ou não a leitura). Também poderia vir com listas de empresas perto da sua casa que possuam o produto à venda, e comparações entre os preços que esse produto constuma apresentar em cada um desses estabelecimentos. Os próprios estabelecimentos poderiam ser objeto de inclusão no inventário de dados, e as pessoas poderiam dizer se já foram lá, e se gostaram do atendimento e do serviço, recomendando ou não a compra nesses lugares.
Enfim, basicamente, no site seria possível opinar sobre tudo. Também seria possível armazenar informações sobre tudo o que se viu, leu, sentiu ou comprou durante toda uma vida. Mas a função principal seria a de colocar em contato pessoas com os mesmos gostos :)

A idéia é tão boa que já existe algo parecido: www.allconsuming.net. Não tem todos os recursos aqui imaginados, mas o site consegue cumprir com boa parte deles. A ferramenta não parece ser muito popular, nem tem um visual lá muito atrativo... Mas, se combinado com o 43things, o 43people e o 43places, dos mesmos proprietários, já preenche parcialmente o requisito de ser uma rede social total.
Outra possibilidade é considerar todas as ferramentas do Google como um continuum. Desse modo, só faltaria a possibilidade de integrar todas as ferramentas numa só, porque praticamente todo o resto já pode ser feito :P

Marcadores:


flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner