segunda-feira, 11 de setembro de 2006

  Intercom 2006

Gostei muito de ter participado do meu primeiro (de muitos que ainda virão) Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Apesar de a princípio parecer caótico (com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo) o evento foi muito bem organizado. O evento deste ano foi em Brasília, nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro. O tema era “Comunicação e Estado”. Ano que vem o Intercom será em Santos-SP, e terá como tema as novas tecnologias.
Como ainda não tenho uma única área de interesse, circulei por vários lugares diferentes: passei um bom tempo no NP de Tecnologias da Informação e da Comunicação (a palestra do prof. Alex Primo da Ufrgs foi muito boa, valeu pelo Congresso inteiro), uma tarde no seminário de temas livres em comunicação sobre Comunicação e Discurso (tinha um trabalho sobre o discurso da Igreja Universal que era realmente muito interessante). No último dia de evento, participei do Intercom Júnior, que é uma versão paralela do evento exclusiva para a apresentação de trabalhos de estudantes de graduação (vale apresentar TCC, pesquisa de iniciação científica, trabalhos de pesquisa desenvolvidos em cadeiras da faculdade, enfim, qualquer coisa... desde que se faça uma versão artigo-científico-de-até-15-páginas para a inscrição e que se tenha um professor orientador). O que me surpreendeu foi o nível dos trabalhos no Intercom Júnior. Ao menos na nossa sala, todos os trabalhos apresentados possuíam uma qualidade semelhante, não havia trabalhos nem absurdamente maravilhosos nem trabalhos totalmente terríveis. Todos eram igualmente bons. Os organizadores do evento também procuraram separar os trabalhos por afinidade temática. A nossa sala era interessante, porque todos os trabalhos lidavam com o conceito de notícia e/ou criticavam o jornalismo do jeito que estava sendo feito. O nosso trabalho*, de certa forma, fazia as duas coisas.
Infelizmente, não pude ver o trabalho de mais ninguém lá da faculdade*, ou porque era no mesmo horário do nosso, ou porque era impossível estar em dois lugares ao mesmo tempo. Os trabalhos de colegas nas seções vespertinas do Intercom Júnior, por exemplo, não puderam ser vistos porque nosso vôo de volta era um pouco antes do final do congresso (era mais barato voltar antes). Também não foi possível assistir à palestra da Raquel Recuero, nossa orientadora – porque era exatamente no mesmo horário da nossa apresentação.
Saí de lá com ainda mais vontade de permanecer o máximo de tempo possível na vida acadêmica. Pretendo fazer mestrado, doutorado, dar aulas, pesquisar, enfim... tudo o que for possível. Antes ainda preciso me decidir para qual curso irei me dedicar. Infelizmente, não dá para “levar à sério” os dois. Estou cada vez mais inclinada para o campo do Jornalismo. Mas, paradoxalmente, cada vez mais me envolvo em atividades jurídicas. Depois de passar fora quase uma semana inteira (a sensação era de que eu estava em Brasília há bem mais tempo, tendo em vista a quantidade de coisas que a gente conseguiu fazer em apenas cinco dias!), amanhã volto ao “mundo real”. Tenho pelo menos 4 provas esta semana. Há pelo menos 3 trabalhos para serem entregues. Preciso voltar ao meu estágio burocrático-alienante-repetitivo (mas altamente instrutivo) de furar, colar, anexar no processo e passar a fase no computador, e também ir atrás de informações sobre o projeto de extensão do Direito que provavelmente deve ter começado enquanto eu não estava aqui. Enfim, a vida continua... Para chegar a um mestrado, preciso antes terminar ao menos uma das duas faculdades :P

* Links adicionais: notícia do site da UCPel evidenciando a produção científica da Escola de Comunicação
Trabalho “A produção de notícias online na era da globalização

Marcadores:




Comentários:

Anonymous Anônimo disse:
Queria ter visto a Ph.D. da Unisinos que escreveu sobre a mudança comportamental no Brasil e a invasão dos brasileiros na Net, Acho que seu nome é Sueli Pedrosa? O link esta em um dos artigos recentes do meu blog. Veio através da Ultima Instância.

Minha amiga juíza formou-se em jornalismo e depois em direito. Você parece ser objetiva. Quem sabe seria uma magistrada para entrar para a história?
 
Anonymous Anônimo disse:
Sueli Fragoso, Ph.D.
http://www.baguete.com.br/img/noticias/1157576978_fragoso_intercom06.pdf

É excelente.
 
Anonymous Anônimo disse:
Esses congressos são sempre muito bosn mesmo, uma pena que em geral eles sejam tãooo caros né!
Pensa com carinho, quem sabe vc encontra algo para unir dereito e comunicação... deve existir algo! :)
Beijos
 
Blogger Gilberto Consoni disse:
Gabi, muito bom teu texto. Conseguisse descrever exatamente o que ocorreu por lá. Só esqueceu de uns detalhes tipo, RG da Alessa, Suco de Melancia, dia do mico, :P

Valeu minha companheira de pesquisa, espero que possamos ir além desse primeiro congresso e que isso nos gere frutos, pois gratificante já foi demais.

Bjão guria
 
Blogger w1zard disse:
acabei de ler isso e pensei que acharia interessante.

é um post falando sobre um novo screen-saver do Wall Street Journal.
 
Anonymous Anônimo disse:
ae connheceu Brasilia show de bola.
super interessante esse intercom
tinha projetos que envolviam linux vc viu algum?
ano q vem em santos aqui perto da pra encarar!
vlw
 
Blogger Claris disse:
Nossa, então foi bem bem proveitoso mesmo esse congresso, hein! Muito bom. E sim, a vida acadêmica vicia de uma forma inexplicável. Eu que o diga!

Beijos
 
Anonymous Anônimo disse:
:)
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner