sábado, 26 de agosto de 2006

  O Orkut e a Justiça

Rumores diziam que a Google esteve perto de ter de fechar suas operações no Brasil esta semana por conta do impasse Orkut X Ministério Público. Não sei se foram só rumores. Mas ao entrar no Orkut a gente se depara com o seguinte aviso:

E as mudanças não se limitam ao aviso: os termos de uso do site de relacionamentos também mudaram. Agora, a maioridade é obrigatória (e antes também não era??), e o site não mais se responsabiliza por conteúdo ilegal colocado por usuários. Também há políticas para coibir a criação de perfis falsos, como a impossibilidade de permitir dois nomes de usuário iguais, ou impedir a criação de perfis com nomes protegidos por marcas comerciais ou por lei de direitos proprietários.

Dos termos de uso do site:
“International users agree to comply with all local rules regarding online conduct and acceptable content, including laws regulating the export of data from the United States or your country of residence. You are solely responsible for your conduct and any data, text, information, graphics, photos, profiles, audio and video clips, links and other content ("Materials") that you submit, post, and display on the orkut.com service”

Ou seja: use seu Orkut por sua própria conta e risco. Os usuários agora estão sujeitos à legislação local de seu país de origem. (Essa é uma indireta bem direta para o Ministério Público, huh?)

Marcadores: ,




Comentários:

Anonymous rodrigo disse:
Orkut do jeito que está não dá para continuar. É um festival de crimes e ilícitos civis, como calúnias, roubos de direitos autorais e tudo mais que a imaginação pode criar. Por outro lado, a Google do Brasil faz corpo mole para cumprir as ordens judiciais. Do jeito que o diabo gosta.
 
Anonymous tina oiticica harris disse:
Gabriela:

Os TOS não mudaram em nada. As leis de crimes são praticamente iguais. O horror é que os Termos de Serviço ainda nnao foram traduzidos. Orkut sempre foi para maiores de 18 anos, sempre em qq organização na Internet há proteção contra crimes à pessoa, perfis falsos, etc. e tal.
No dia 25/8 pela manhã a Nicole Wong do Google, Inc. declarou que ou os brasileiros iam ser barrados do orkut ou orkut seria fechado, em entrevista exclusiva à Folha de SP. De tarde apareceu a primeira notícia dizendo que nada disso, de fontes anônimas dentro de Google,Inc. Que eles queriam servir melhor os usuários, bla-bla-bla.
Esta notícia saiu num comentário de um blogueiro no 1/2Bit. Recebi este e outros. O Google Alert-orkut só confirmou às duas da manhna de Brasília e ainda por cima perguntando quem tinha feito declarações absurdas de fechar orkut.

A única diferença de que me recordo é que antes se a pessoa denunciasse gente demais a pessoa era expulsa. Até agora só vi funcionar expulsão de menores de 18. O parquinh ode diversões no meu scrapbook tá lá: Tina Harris.

Mais detalhes do imbroglio? Meus blogs, naturalmente. As fontes estão lá para que vocie nnao diga que nnao sabe se foram só rumores.

Um abraço.
 
Blogger Bruno Lovatti disse:
O Orkut virou uma putaria e baixaria generalizada. Desculpe-me pelo termo, mas é a mais pura verdade. Apesar disso, não sei mais viver sem ele ¬¬
 
Blogger w1zard disse:
fico tão triste em não usar o orkut.
pra mim ele é tão útil como um grão de pipoca que não estoura. =p

sei que teríamos suicídios em massa, choro e ranger de dentes, mas eu gostaria de ver o orkut proibido no Brasil. O resto do mundo agradeceria ao devolverem o orkut pra eles.
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner