sexta-feira, 12 de maio de 2006

  Estresse pós-prova

Nos dias de prova, geralmente fico tão tensa que após a prova não consigo fazer mais nada. Nunca ("nunca diga nunca?" :P) tinha estudado tanto para uma prova como fiz para a de hoje. Ou ao menos não recordo situação tão exaustiva e desesperante. A prova era de T.I.P. (Terrorismo Internacional Público, num trocadilho bastante apropriado para D.I.P., o 'apelido oficial' da matéria, Direito Internacional Público), e o conteúdo era extremamente extenso (cerca de 50 folhas no caderno, 150 em um livro que falava apenas de uma parte da matéria, e outras 300 de outro que falava de tudo -- isso foi o que eu consegui ler em pouco mais de 48 horas de estudo). Desde quarta-feira eu vinha apenas respirando Direito Internacional, aplicando princípios de tratados (como o pacta sunt servanda -- os pactos celebrados devem ser cumpridos) nos fatos da vida diária, ou sonhando com as milhares de teorias que fundamentam a existência e aplicação do Direito Internacional. Para completar, numa aula de quarta no Jornalismo a gente teve de escrever sobre o impasse Brasil X Bolívia (bela oportunidade de escrever sobre o quanto os tratados devem ser cumpridos!... o detalhe é que eu estava tão preocupada com a prova de hoje que nem me lembro o que eu escrevi), e numa aula de ontem, também da Comunicação, a gente teve que argumentar e contra-argumentar sobre um determinado ponto da matéria, o que acabou valendo como um quase pseudo-exercício para o que tive que fazer em pelo menos uma das questões prova de hoje :P (na questão 4 da prova, na letra a) tinha que defender o Direito Internacional, e na b) era para defender o Direito interno).
E o pior é que a prova não estava difícil. Só complicada. E longa. Mas não impossível. Não tenho idéia de quanto eu possa ter tirado de nota porque o DIP é muito maleável, e as respostas dependem muito de argumentação, porque, em tese, tudo é possível (desde que as partes concordem que assim o será).
E cada vez fico mais de cara com a minha incrível des-capacidade em responder de forma clara e objetiva as questões propostas. É como se eu dissesse tudo o que queria dizer, mas de forma confusa e caótica. Muitas vezes acabo perdendo nota não por não saber a resposta, mas por ter sido mal compreendida. Aaaah.
Enfim, o bom é que finalmente saí do abismo que me separava do mundo à minha volta, e posso voltar a viver normalmente como sempre fiz. Tem muita coisa que acabei renegando ou esquecendo de fazer ao longo da semana, e pretendo colocar tudo em dia entre amanhã e depois (hoje só vai dar para planejar o que fazer, porque fazer algo vai ser muito difícil). A começar pelas atualizações do blog. E a compra do presente de Dia das Mães!




Comentários:

Blogger Gabriela Zago disse:
Update, quase um ano depois:
Tirei 9,8 nessa prova. Foi de longe a minha nota mais alta do ano. Valeu a pena o estudo.
(as outras notas foram tão terríveis que quase posso dizer que só passei de ano por causa desse 9,8)... :)
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner