quinta-feira, 27 de abril de 2006

  Desmistificando o mito de que o Orkut vai ser pago

Mensagem que anda circulando pelos contatos do Orkut:

"IMPORTANTE:
FOI CONFIRMADO ONTEM PELA REDE GLOBO QUE O ORKUT VAI PASSAR A SER PAGO. EXATAMENTE, O ORKUT VAI SER PAGO. A ÚNICA MANEIRA DE ISSO NAO ACONTECER EH ATUALIZANDO SEU PERFIL ENVIANDO ESSA MENSAGEM PARA O MÁXIMO DE PESSOAS QUE PUDER. APÓS ENVIAR PARA UMAS 15 OU 20 PESSOAS (O NÚMERO VARIA DE ACORDO COM O NÚMERO DE AMIGOS) APERTE A TECLA 'F5'. O SEU PROFILE INTAO ESTARA ATUALIZADO PARA A VERSAO PLUS DO ORKUT (VERSAO ESTA QUE NAO EH PAGA).
MAS ATENÇAO, QUEM NAO ATUALIZAR SEU ORKUT, OU NAO INSERIR UMA CONTA PARA PAGAMENTO, TERA SEU PROFILE CANCELADO APARTIR DO INICIO DO MES QUE VEM.
ATUALIZE SEU ORKUT O MAIS RÁPIDO POSSIVEL, ASSIM COMO EU"


montagem tosca feita especialmente para ilustrar o post... :P -- a imagem (ainda) NÃO faz parte da mensagem que circula por e-mail!Então é só colocar a Rede Globo no meio que todo mundo volta a acreditar num boato que no passado já tinha sido negado? Interessante essa manipulação que a mídia é capaz de exercer sobre as pessoas...
Esses tempos li um livro da minha mãe sobre gêneros textuais (depois pergunto para ela o nome e venho aqui citar a fonte), e um dos artigos falava do gênero das correntes por e-mail. Aí a autoria faz toda uma divisão dos tipos de correntes que circulam por e-mail, e esboça algumas considerações sobre o que levaria as pessoas a passar uma corrente adiante (mesmo sabendo que é altamente improvável que o Orkut tenha condições de rastrear e-mails, essa mensagem já me foi enviada por pelo menos 15 pessoas). Uma das maneiras de garantir que a corrente seja acreditada é colocar o nome de instituições conhecidas (Rede Globo -- outro exemplo é o que geralmente acontece nas correntes sobre crianças eternamente doentes e eternamente crianças (!) que dependem de e-mails para sobreviver -- esse tipo de e-mail cita nomes de hospitais conhecidos, para dar credibilidade), ou então apresentar uma ameaça ao final (do tipo "se esta mensagem não for enviada para 38173718 pessoas, você quebrará 7 espelhos e terá azar por 49 anos"). Também é levado em consideração o nome de quem passou a corrente para a pessoa. Se é alguém conhecido (laço social forte :P - Comunicação e Multimídia na veia!) a pessoa tem mais chances de levar a sério o conteúdo da mensagem e terá uma maior predisposição para passá-la adiante.
No caso dessa "corrente" do Orkut, ela é manifestamente incoerente. Primeiro, porque tenta vincular o envio de e-mails com um site da Internet (faria mais sentido se a corrente exigisse que a mensagem fosse enviada por scraps, que é um recurso do próprio sistema). Segundo, porque sugere o uso da tecla F5 para atualizar o perfil do Orkut (duh... a tecla F5 é a tecla padrão para atualização dos navegadores) -- se a pessoa realmente enviar para "15 a 20 pessoas" a corrente, e apertar F5 em seu perfil, vai notar que a página vai se atualizar, e poderá pensar que seu perfil estará atualizado para a versão plus -- o que nos leva ao terceiro ponto: Qual o sentido de dar a versão plus para quem não paga o Orkut? Não deveria ser o contrário? Quarto, a pessoa que criou a corrente estabeleceu o número de amigos entre 15 e 20 pessoas. Mas obviamente ninguém vai ficar selecionando os amigos que irá enviar, e simplesmente manda para todos os amigos. Quinto, a corrente diz que o número de pessoas que se deve enviar varia conforme o número de amigos -- é para enviar para uma porcentagem desse número, ou para todos os amigos? Sendo esta última a hipótese verdadeira, é altamente improvável que alguém tenha de 15 a 20 amigos (a menos que a pessoa que tenha criado a corrente tenha esse reduzido número de amigos e obviamente, nesse caso, não entenda nada de Orkut).
Outro fato interessante é que a corrente possui uma forte repressão no final. Caso a pessoa não atualize o seu perfil (envio da mensagem para amigos + tecla F5), ela terá negado seu acesso ao sistema (ohhhh! que coisa mais cruel!!!) a partir do mês que vem. Considerando-se que essa mensagem já circula há vários dias... Será que o "mês que vem" já não passou há muito tempo? :P
Bom... e para acabar de vez com a hipótese de quem ainda (apesar de toda essa explicação) acredita que o Orkut poderá ser pago (ei! O Orkut é da Google! Eles não cobram por nada :P)... nos anúncios do site é possível ler um aviso da equipe que diz que o orkut é "a free service and there are currently no plans to make orkut a paid service". E para quem ainda tem dúvidas, a nota ainda diz mais sobre as mensagens: "it's likely a hoax".

A corrente faria mais sentido se redigida assim:

"Foi confirmado ontem pela Rede Globo que o Orkut vai passar a ser pago a partir de maio. Exatamente, o Orkut vai ser pago! A única maneira de evitar que isso aconteça é atualizar seu perfil. Isso pode ser feito através do envio desta mensagem por scrap para o maior número de pessoas que você puder, no mínimo 15. Após o envio, volte à página de seu perfil, e aperte F5. Seu profile será então atualizado para a versão não paga do Orkut.
Mas atenção, quem não atualizar o seu Orkut, ou não inserir uma conta para pagamento nas configurações pessoais, terá seu cadastro cancelado a partir do início de maio. Atualize o seu perfil o mais rápido possível, assim como EU."*


Aliás -- consideração final -- quem seria esse tal de EU? (a pessoa que criou a corrente, ou o amigo que decidiu passá-la adiante?).

* P.S.: Obviamente, NÃO PASSE ISSO ADIANTE. Esse post era só para mostrar o quanto as correntes por e-mail não fazem sentido, e mesmo assim são acreditadas... :P

Marcadores:




Comentários:

Anonymous Carol Souza disse:
Nossa, discipula direta da Raquel... ela deve estar dando pulinhos de felicidade nos States :))))

realmente, como tem gente que cai nessa.

E sobre essa história da Globo, debatemos isso na aula de ética ontem, depois te conto porque foi realmente interessnate (pp´s x jornaisx professora!!!)

e sim, eu li o texto até o final! o///
 
Blogger Bruno Lovatti disse:
Descrevo as pessoas que mandam essas correntes em apenas uma palavra: ANTAS.

Pqp! Como pode ainda alguém ser tão burro, retardado, mongol, idiota, imbecil e lesado ao ponto de acreditar nessas correntes?! Piores são aquelas "Envie este e-mail para o maior nº de pessoas possíveis, pois com cada e-mail que vc enviar, será destinado 1 centado ao Hospital de Câncer em São Paulo". Como alguém pode cair nisso?!

Gabi, estou começando a achar que a questão não é apenas que nós somos mt inteligentes. Os outros que são asnos demais!

:P
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner