quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

  Filme: Guardiões da Noite

"Guardiões da Noite", de Timur Bekmambetov, é um filme bem legal. Quer dizer, é um filme russo completamente confuso e sem conteúdo (fala de um tema muito batido: a eterna luta entre o Bem e o Mal), mas que tem fotografia e efeitos bem bacanas. A história é baseada em um livro, e a idéia é transformá-lo em uma trilogia. Até que o filme fez sucesso em sua terra natal (Rússia) e, ao julgar pelo fato de ter alcançado bilheterias internacionais (chegar a Pelotas é uma verdadeira façanha!), se eles melhorarem um pouquinho a adaptação da história original, até que dá para ganhar um bom dinheiro com a história :)
No mundo pintado pelo filme, as pessoas estão divididas entre os humanos e os Outros. Estes seriam aqueles indivíduos que têm poderes especiais (como visões, ou a capacidade de se transformar em animais). Em busca de trégua, em uma guerra milenar entre o Senhor da Luz (Gesser) e o General das Trevas (Zavulon), ficou estabelecido que cada um dos Outros seria chamado a seu tempo a fazer uma escolha entre o Bem ou o Mal, entre a Luz ou as Trevas. Os guardiões da escuridão são os guerreiros da luz, enquanto que os que guardam a luz são os guerreiros das trevas. Há quem prefira o mal, visto que para escolher o caminho do bem é preciso combater o mal por toda parte, ao passo que para penetrar no caminho do mal, basta eliminar de si a bondade interior.
O enredo desse primeiro filme/livro é meio sem graça, e gira em torno de uma profecia antiga de que, quando nascesse um tal de "escolhido", o equilíbrio entre as forças estaria prejudicado e uma batalha apocalíptica teria início. O filme começa com o nascimento do "escolhido", que deverá até o final fazer sua escolha entre o Bem e o Mal. O protagonista é Anton (Konstantin Khabensky), um guardião da noite, cuja tarefa é guiar o menino em sua escolha entre as forças.
Apesar da trama confusamente sem graça, muitas cenas são fenomenais. Um exemplo é a curiosa transformação reversa da coruja em humana, com a conseqüente explosão de penas e gosmas por todos os lados. A idéia de mostrar as engrenagens de um elevador agitando freneticamente, como uma forma de demonstrar que o elevador se encontrava em extremada velocidade, também foi bem interessante — a cena é de tirar o fôlego, e o efeito visual conseguiu torná-la bem mais realista. Mas há também algumas passagens um pouco indigestas, como quando Anton toma sangue de porco, antes de combater um vampiro (ou quando o tal vampiro morre, tendo sua cabeça explodida). E a única passagem divertida que consigo lembrar é de quando o menino, pouco depois de contar a sua mãe que vira um vampiro de verdade e que estava com medo, liga a tevê e o que está passando é um episódio de Buffy, a caça-vampiros, com a presença de Drácula: sutilmente hilário.
Embora a história do filme seja meio viajante, e certas passagens fujam demais da realidade, o mundo criado pelo filme é bastante interessante e diferente (embora ao mesmo tempo seja igual a muita coisa que já se viu por aí, em outros filmes do gênero). Enfim, vale a pena conferir, por ser um ponto de vista diferente — ao menos ele foge um pouquinho dos tradicionais roteiros das megaproduções hollywoodianas :D

Marcadores:




Comentários:

Anonymous Anônimo disse:
"Guardiões da Noite" já chegou nas locadoras ou está apenas nos cinemas?!

Em duas semanas, assisti a vinte filmes. Acredita?!

Dentre estes, os que mais gostei foram:

- Caçadores de Mentes
- O Terceiro Olho
- Donnie Darko
- Refém do Silêncio
- O Júri

Já viu algum deles?

Todos são de Suspense. Eu praticamente só assisto a "thrillers"... hehe =D
 


Participe desta conversação :)



<< Voltar para o blog
flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner