sábado, 19 de novembro de 2005

  Controle da Internet

Terminou em nada a reunião da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação, organizada pela ONU, e realizada de 16 a 18 de novembro na Tunísia. Estiveram presentes representantes de 170 países, e foram abordados temas como os direitos humanos e a censura na internet, além, é claro, do tema principal - o controle e a administração da Internet.
Até então, o sistema estava basicamente todo nas mãos dos Estados Unidos - uma empresa chamada Icann (Corporation for Assigned Names and Numbers), situada na Califórnia, e vinculada ao Departamento de Comércio norte-americano, é quem detém o monopólio da criação, registro e armazenamento de endereços Ips, o que faz com ela controle a oferta de endereços de internet em todos os países do mundo. Por estar vinculada a um órgão do governo americano, é praticamente como se o próprio governo pudesse decidir a seu bel-prazer sobre a liberação de novos endereços na web. É um risco enorme deixar tudo nas mãos nos Estados Unidos!
Entretanto, durante a Cúpula Mundial da Informação foi criado o Fórum de Governança da Internet, no qual os países insurgentes (como o Irã e o Brasil, que clamavam por um controle internacional dos registros na internet) poderão tratar de questões como segurança, políticas de inclusão digital (a meta realisticamente utópica da Cúpula era traçar estratégias para garantir o acesso de pelo menos metade da população mundial à internet até 2015!) e a regulamentação do comércio online mundial (se bem que para este ponto era mais simples fazer um Conselho de Comércio Virtual, que se reportasse ao Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio... :P -- se bem que é bem provável que próprio Fórum de Governança faça parte da OMC...). Basicamente, esse Fórum não vai servir para nada. Os EUA seguem detendo o monopólio da administração da rede mundial de computadores, e os demais países apenas poderão brincar de tomar decisões tratando de temas (bem) mais irrelevantes.
Ao menos a Cúpula serviu para discutir questões como a liberdade de expressão na internet e o direito de informação :) E também para promover discussões acerca de estratégias para a inclusão digital de países em desenvolvimento -- só que os Tios Patinhas lá de cima não estão dispostos a colaborar com o desempobrecimento daqui debaixo, a julgar pelas parcas contribuições feitas por aqueles ao Digital Solidarity Fund das Nações Unidas!

[Editado: se der certo a idéia do laptop de baixo custo para as populações carentes (funciona a manivela! ¬¬), a Cúpula terá servido para alguma coisa, afinal... :P]

Marcadores:


flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
Agosto 2005
Setembro 2005
Outubro 2005
Novembro 2005
Dezembro 2005
Janeiro 2006
Fevereiro 2006
Março 2006
Abril 2006
Maio 2006
Junho 2006
Julho 2006
Agosto 2006
Setembro 2006
Outubro 2006
Novembro 2006
Dezembro 2006
Janeiro 2007
Fevereiro 2007
Março 2007
Abril 2007
Maio 2007
Junho 2007
Julho 2007
Agosto 2007
Setembro 2007
Outubro 2007
Novembro 2007
Dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner