quarta-feira, 17 de agosto de 2005

  Erros humanos

A revelação dada ontem pela TV britânica de que Jean Charles de Menezes, o brasileiro morto a tiros confundido com um terrorista em Londres, chegou até mesmo a sentar-se no vagão do metrô antes de ser cruelmente assassinado, põe em choque o sistema antiterrorismo (?) mundial. Ele chegou tranqüilamente à estação, apressou-se para pegar o vagão que estava parado, entrou com toda a calma em seu interior e sentou-se perto da entrada. Ia ser mais um dia de trabalho normal, como todos os outros. E daí então, do nada, o cara leva 8 tiros, 7 na cabeça e 1 no ombro? Essa história [ainda] está muito mal contada... Cada vez a polícia britânica se complica mais nisso tudo. Não é mais fácil admitir a burrice do erro e arcar com as conseqüências? Simplesmente essa morte não tem explicação. Foi um erro banal, que só prova o quanto o mundo não está preparado para lidar com o terrorismo.

[...]

Falando em terror, 2 aviões de passageiros caíram nos últimos dias... Isso não é normal...
Domingo caiu um Boeing 737-300 na Grécia, com passageiros de Chipre. 121 mortos.
Ontem foi a vez de um MD-82 na Venezuela, com a queda de um vôo fretado por habitantes da ilha de Martinica (território francês no Caribe). 160 mortos.
Em ambos os casos, as falhas parece terem sido eminentemente mecânicas, seguidas de um certo despreparo humano. No primeiro avião, o problema foi a despressurização da cabine (algo que, em situações normais, é facilmente contornável) e uma subsequente inexperiência por parte do piloto sobre como lidar com a situação (ao que consta, as pessoas morreram pela queda, e não pela falta de oxigênio). No caso do segundo avião, o problema técnico foi um pouco maior: as duas turbinas falharam, uma após a outra. É algo raro de acontecer, mas, nesse caso, ainda se tem a opção de forçar um pouso tipo planador. Mas o avião perdeu altura muito rápido, e todos morreram.
As mortes foram causadas por problemas meramente técnicos (despressurização, falha nas turbinas) ou simplesmente por despreparo profissional dos pilotos? Será que as escolas de aviação estão ensinando o suficiente?
Mesmo assim, ainda se diz que o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. Mortes por queda de avião [espera-se que continue assim] ainda são esporádicas.


Para maiores informações, ver a Zero Hora de 17/08/05 (http://www.zh.com.br/)

flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner