sexta-feira, 14 de outubro de 2005

  Ideologia nos meios de comunicação de massa

Um livro interessante que terminei de ler no feriado foi "Ideologia e Cultura Moderna", do sociólogo inglês John B. Thompson. Em uma linguagem simples, o autor esboça uma teoria social crítica, na qual coloca os meios de comunicação de massa numa posição central da vida moderna, dando especial ênfase à ideologia, presente tanto na mídia quanto nas relações intersubjetivas.
A ideologia aparece como algo que "serve para estabelecer e sustentar relações de dominação e, com isso, serve para reproduzir a ordem social que favorece indivíduos e grupos dominantes". Nesse sentido, "interpretar a ideologia é explicitar a conexão entre o sentido mobilizado pelas formas simbólicas e as relações de dominação que este sentido ajuda a estabelecer e sustentar". Comunicação de massa, por sua vez, aparece como "a produção institucionalizada e a difusão generalizada de bens simbólicos através da transmissão e do armazenamento da informação/comunicação". "Com o surgimento da comunicação de massa, o processo de transmissão cultural torna-se cada vez mais mediado por um conjunto de instituições interessadas na mercantilzação e circulação ampliada das formas simbólicas."
O que mais gostei na obra é que o carinha repete tudo tantas vezes que a gente acaba entendendo pelo cansaço. Isso é bom porque não há necessidade de ficar indo e voltando para tentar entender e associar o que foi dito em capítulos anteriores com o que está sendo explicitado no momento. Claro que isso faz com que o livro tenha lá suas mais de 300 páginas, mas quem se importa? :P O importante é finalizar um livro com o sentimento de que se aprendeu alguma coisa, independente do tempo que se levou para lê-lo... ;)
Ironicamente, o livro dá ênfase aos três dos meios de comunicação que eu mais odeio (rádio e televisão, na questão da comunicação de massa, e telefone, no tocante a comunicação intersubjetiva). Basicamente, de tudo o que o autor fala no livro, só me interesso realmente pela imprensa escrita. E em todo o tempo de leitura reinou aquele sentimento de "tá, mas e a internet?" (o livro foi escrito num período em que a Internet como meio de comunicação de massa ainda estava no plano das idéias -- 1990). Mesmo assim, o livro é muuuito bom.
Atualmente, o autor está pesquisando sobre as inovações na indústria de publicação de livros nos Estados Unidos e Inglaterra -- meio viajante, mas parece legal :) Fiquei com vontade de ler "Books in the Digital Age", obra dele publicada este ano, mas garanto que vai levar ainda uns bons mil anos para chegar aqui no Brasil... :/

Marcadores: ,


flickr
   

 feed

receba as atualizações do blog por e-mail



categorias academicismos
amenidades
blogs
direito
filmes
google
internet
livros
memes
mídia
orkut
politiquês
querido diário
stumbles
tecnologia


sobre
about me
del.icio.us
flickr
last.fm
orkut
43metas
nano novel
textos
flog
stumbleupon
Gilmore Girls





blogroll
animaizinhos toscos
argamassa
ariadne celinne
atmosfera
bereteando
blog de lynz
blog del ciervo ermitaño
direito de espernear
direito e chips
dossiê alex primo
efervescendo
enfim
every flower is perfect
garotas zipadas
giseleh.com
grande abóbora
hedonismos
il est communiqué
jornalismo de resistência
jornalismo na web 2.0
lavinciesca
marmota
novos ares
pensamentos insanos
rafael gimenes.net
reversus
sententia
universo anárquico
vidacurta.net
vejo tudo e não morro
w1zard.com


arquivo
agosto 2005
setembro 2005
outubro 2005
novembro 2005
dezembro 2005
janeiro 2006
fevereiro 2006
março 2006
abril 2006
maio 2006
junho 2006
julho 2006
agosto 2006
setembro 2006
outubro 2006
novembro 2006
dezembro 2006
janeiro 2007
fevereiro 2007
março 2007
abril 2007
maio 2007
junho 2007
julho 2007
agosto 2007
setembro 2007
outubro 2007
novembro 2007
dezembro 2007


etc.










Save the Net

Stumble Upon Toolbar

Creative Commons License

Official NaNoWriMo 2006 Winner